O Cristo Redentor do Município de Paraúna foi idealizado pelo Senhor Cezar Gomes da Silva, o qual tinha a bela Cidade do Rio de Janeiro como uma grande referência. Inicialmente ele manifestou sua vontade de instalar um Cristo Redentor como aquele da Cidade do Rio, a ser colocado na Serra da Capela de Nossa Senhora da Guia. Primeiramente consultou a esposa, a Sra. Felisarda e, posteriormente, as Sras. Dona Margarida e Dona Jerônima do Nano, que aceitaram com alegria a sugestão.
Anos mais tarde, o Sr. Cezar veio a se eleger Prefeito da Cidade de Paraúna, onde esteve à frente do Poder Executivo Municipal entre os anos de 1973 e 1977. Durante sua gestão o sonho de instalar o Cristo pode ser consolidado. No entanto, antes do início da construção foi necessário realizar uma obra de infraestrutura, sendo aprovado pelo Exército Nacional o uso de explosivos, para retirar as pedras e pavimentar a estrada de acesso à Serra, a qual foi calçada com paralelepípedos de pedra
Como fonte de inspiração e de informações, o então Prefeito Municipal Cezar Gomes contratou representantes da Cidade de Morrinhos, onde havia a única imagem de Cristo do Estado de Goiás. Desse modo, munido das informações foram trazidas as peças da imagem e ficou por conta do Sr. José Maquieira Santa Maria (Pepe) a montagem do Cristo Redentor de Paraúna.
Sua inauguração foi realizada durante a 10ª Festa do Arroz no ano de 1976, contando com o apoio do Arcebispo Dom Antônio que aproveitara da estada em Goiânia do Padre Luiz, do Clero Diocesano da Cidade de São Paulo, e o encarregou de vir até Paraúna para oficiar todas as cerimônias e solenidades religiosas. E assim, conforme relatado pelo próprio Sr. Cezar “e aí está de braços abertos o CRISTO REDENTOR, dando as boas-vindas e proteção às pessoas que chegam e a todas as demais residentes em PARAÚNA”.
A Serra onde foram instalados o Cristo e a Capela fica localizada no Setor Central da Cidade de Paraúna, com altura média de aproximadamente 35 metros e com a capela construída a aproximadamente 38 metros, dando aos visitantes uma vista ímpar da Cidade de Paraúna. Contando com iluminação pública para que as visitas noturnas também sejam possíveis.
Este texto foi escrito tomando como referências relatos do Sr. Cezar Gomes da Silva e Sebastião Lemes de Siqueira.
Para chegar ao local basta clicar na imagem a seguir: